Escola de Educação Básica Osvaldo Cruz:
Uma história de setenta anos presente na educação rodeense
A Escola de Educação Básica Osvaldo Cruz apresenta-se neste desfile mostrando uma página relevante da história de Rodeio: Os setenta anos da escola, uma Instituição reconhecida pela formação de jovens competentes, em sintonia com as necessidades da sociedade, e pela produção de conhecimento.
A história do Osvaldo Cruz inicia em 21 de abril 1942 quando o Governo do Estado de Santa Catarina, Senhor Nereu Ramos, entregou à população rodeense a primeira escola pública do município, um anseio da comunidade da época, preocupada com a educação de seus filhos. Iniciava-se, assim, a escrita do capítulo mais importante da história da educação rodeense, a História do Osvaldo Cruz.
Os primeiros professores vieram de Florianópolis, mas, aos poucos, a cidade aprende, ousa, projeta e faz do Osvaldo Cruz um estabelecimento escolar sempre mais preocupado com a educação de sua gente.
Ao longo dos setenta anos, a escola cresceu, passou por reformas e mudanças, mas nunca deixou de lado seu compromisso com a história de Rodeio. E, neste ano, a preocupação com a história da instituição está muito presente, “reacendendo” as memórias daqueles que ajudaram a escrever as páginas da história do colégio.
Em 2011, a Escola resgatou o Grêmio Estudantil, atividade acadêmica envolvendo uma equipe de alunos que atua de forma dinâmica, colaborando e desenvolvendo funções de liderança.
No próximo dia 21 de abril, a Escola quer receber todas as pessoas que fizeram parte da vida do Osvaldo Cruz para as cerimônias de aniversário que se iniciarão a partir das oito horas no educandário.