24/09/2012

Concurso de Redação do Senado Federal - Jovem Pensador


Escola de Educação Básica “ Osvaldo Cruz”
Diretor: Evair Eduardo Cipriani
Professora: Ivonete T. Withoeft
Disciplina: Língua Portuguesa
Título do Texto: "Município, sou tua filha"
Aluna: Aline Stolfi
série “B” Ensino Médio
 
========================================================================
 
Município, sou tua filha
 
A insatisfação com a qualidade da representação política em nossos municípios nos remete a diversas reflexões que, analisadas, podem ser revertidas por meio da educação e de práticas de cidadania.
Com uma educação de qualidade e o compromisso de todos, os jovens poderão se qualificar e assim contribuir para o crescimento das empresas que, por sua vez, irão colaborar para o desenvolvimento do município.
Vivemos em uma sociedade de interligações, portanto um município bem desenvolvido economicamente gera lucros que contribuem para o crescimento do estado e posteriormente do país. Mas, nada disso acontece se não houver governantes com princípios de honestidade e responsabilidade para tomar a frente do povo e fazer tudo acontecer.
Para a efetividade da cidadania, é importante que os indivíduos enxerguem a si e também ao outro como cidadão. Devem ter a educação como uma espada e empunhá-la para defender as suas individualidades e interesses coletivos, fazendo valer a qualidade de membro da sociedade.
É importante ressaltar que, quem elege a representatividade política, somos nós, cidadãos maiores de dezesseis anos. Temos um poder enorme em nossas mãos, basta sabermos utilizá-lo para conquistar a qualidade de vida que todos merecem.
Neste ano político, devemos avaliar se realmente existe vontade política e lembrar que o educando de hoje é o político de amanhã. Por isso, a vida que nós queremos surgirá de cada ato praticado em nosso cotidiano.
Meu município, sou tua filha e quero te ver crescer. Desejo que a educação te traga uma avalanche de competência, progresso e prosperidade, para que o Brasil, com tua contribuição, se torne um país mais justo, íntegro, honesto e democrático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário