Texto:
Professora Madalena Moser
Ontem Rodeio foi surpreendido com uma triste notícia – a morte de Irmã Álida Zanella.
Mas... quem foi Irmã Álida? Pergunta desnecessária em nossa cidade, porque a Irmã Álida se fez presente na vida escolar da maioria dos cidadãos rodeenses que frequentaram alguma escola rodeense, especialmente a Escola de Educação Básica Osvaldo Cruz onde foi diretora por quase trinta anos.
Hoje, nós, direção, professores, funcionários e alunos do Osvaldo Cruz paramos para dizer a Deus nosso muito obrigada por ter dado ao nosso colégio uma mestra, uma exímia educadora,uma mulher competente e comprometida com os valores humanos e cristãos. Uma diretora exemplar.
Obrigada, Irmã Álida, por sua valorosa presença entre nós. Obrigada por ter feito parte de nossa vida.. Obrigada por seu dinamismo e amor em prol da educação, especialmente no nosso Osvaldo Cruz. É a paz de Deus que fará infinitamente felizes os que gozam dela: tanto mais feliz está a senhora, hoje, Irmã Álida, ao descobrir a face de Deus
Vamos lembrar aqui as palavras do Papa Francisco, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em sua visita ao Brasil: “Devemos cultivar a esperança, viver com alegria e deixar-nos surpreender por Deus” Assim foi a sua vida, cara Irmã Álida.
Neste momento, a Escola de Educação Básica Osvaldo Cruz, onde Irmã Álida foi diretora, mestra, educadora , amiga, lhe dá seu adeus , contudo a senhora nunca deixará de estar viva porque seu legado continua nos anais do Osvaldo Cruz misturado à doce saudade que sempre tomará conta de todos nós.
Familiares, amigos, ex-alunos e, especialmente, as Irmãs Catequistas franciscanas guardem os ensinamentos dessa grande educadora que fez parte de nossas vidas.
As partidas definitivas são indizíveis e indefiníveis, mas que elas nunca nos impeçam de lembrar dos grandes momentos vividos ao lado de Irmã Álida.
Mais uma vez adeus e nosso profundo obrigada da família Osvaldo Cruz.