09/06/2017

Química na Prática!!!

Determinação da Vitamina C (Ácido Ascórbico) por Iodometria

A determinação da Vitamina C também pode ser realizada para além da sala de aula. Assim, durante as aulas de Química da professora Fabiana Fachini, para a determinação do teor de vitamina C, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio utilizaram os fundamentos da titulação iodométrica. 
Na reação entre iodo e vitamina C é que baseia a titulação iodométrica para determinação de vitamina C. O ponto final da reação é visualmente obtido através de uma coloração escura, após toda a vitamina C ter reagido. 
O objetivo deste trabalho foi determinar o teor de vitamina C em alguns sucos naturais e industrializados, utilizando a técnica de titulação, além de despertar no estudante a curiosidade e o interesse pelo o que ele consome e enfatizar como está presente, no seu cotidiano, os conhecimentos químicos adquiridos na sala de aula.


















"Os cenários de aprendizagem devem ser suficientemente ricos e criativos para poder garantir uma forme de fazer que potencialize um crescimento dinâmico, amplo e aberto, e que dê às crianças a oportunidade para que sejam atores globais de seus próprios avanços." 
(Saturnino de la Torre)









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário