24/08/2017

Semana Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas

              Comemorada anualmente de 21 a 28 de agosto e criada pela lei estadual número 15.954, de janeiro de 2013, a semana prevê a realização de eventos e atividades relacionadas às temáticas de inclusão social, educação inclusiva, geração de oportunidades de trabalho, esporte e lazer que visem o bem-estar das pessoas com deficiência.
                 Para dar voz ao debate, a EEB Osvaldo CRuz recebeu a visita do atleta paraolímpico Flavio Reitz para uma conversa com os alunos.

                Flávio Reitz descobriu aos 16 anos um tumor maligno no fêmur da perna esquerda, que precisou ser amputada após a quimioterapia não eliminar o câncer.
                   Em 2008 surgiu a oportunidade de se dedicar ao esporte e, após passar por outras modalidades, em 2010 Flávio começou a se aventurar no Salto em Altura, graças a sua esposa e professora de Educação Física, Aline, que o viu pulando obstáculos em casa em atividades diárias.


Flávio Reitz saltou para 1,74m no Parapan
(Foto: Washington Alves/CPB/MPIX)
            
                  Atualmente com 30 anos, medalhista nas últimas Paraolimpíadas e dono de uma autoestima e de um humor contagiante, Flávio conversou de forma irreverente com os alunos da EEB Osvaldo Cruz de Rodeio, na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, mostrando que superar obstáculos na vida é possível graças a determinação.
                 Na oportunidade, o atleta contou um pouco da sua história, da sua rotina de treinos e dos desafios que superou e continua enfrentando diariamente, principalmente por ser deficiente físico. Os alunos puderam fazer perguntas e, sob a orientação do atleta, pôr em prática as técnicas do Salto em Altura, por ele ensinadas.

             O momento vivido na manhã e na tarde do dia 22 de agosto deixou uma linda mensagem de Superação a todos, afinal, segundo o próprio atleta afirma, "a vida é uma bênção e a gente não poderia descartar por falta de uma perna, ou porque eu tenho um real a mais ou a menos".






 








   






  

 









 




















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário