Desde a 0h desta segunda-feira, 1º de julho, está no ar a
Avaliação Institucional na Rede Pública Estadual da Educação Básica.
Até o dia 7, ela poderá ser respondida pela comunidade escolar, com o
objetivo de identificar áreas e setores que requerem melhorias e mais
investimentos.
“É fundamental que todos participem
mostrando sua visão sobre a escola. Isto envolve os professores e o
corpo administrativo, mas também o seu entorno, com os alunos e pais.
Assim, teremos conhecimento das reais necessidades de cada unidade e
faremos o uso mais efetivo dos recursos públicos”, observou o secretário
de Estado da Educação, Natalino Uggioni.
Professores, técnicos e gestores das
escolas, alunos e pais terão 16 questões a responder, a partir de quatro
eixos: as Políticas Pedagógicas, o Clima Organizacional, a
Infraestrutura e a Política de Gestão. Os alunos do ensino fundamental e
séries iniciais, do 1º ao 5º ano, responderão o questionário com os
familiares.
Resultados servirão para orientar políticas públicas e ações nas escolas
Cada um dos eixos da Avaliação
Institucional subdivide-se em indicadores, que permitirão à Secretaria
de Educação avaliar semestralmente a percepção da comunidade escolar
sobre sua própria unidade. O foco é orientar o melhor planejamento de
políticas públicas e ações nas escolas.
“Os resultados obtidos irão contribuir
para incorporar o planejamento de ações, não somente das escolas, mas
também da Secretaria de Estado da Educação, para a tomada de decisões
nos investimentos”, afirma o Diretor de Políticas e Planejamento
Educacional da SED, Altir Webber de Mello Neto.
O questionário, que está disponível até o dia 7 de julho no site www.sed.sc.gov.br,
poderá ser acessado por alunos munidos de número de matrícula, por
professores e equipe administrativa com o número do CPF e por pai ou
responsável de alunos com o número da matrícula e o CPF que estiver
cadastrado junto à escola.
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