Como surgiu o Dia da
Criança
O Dia das Crianças é uma data comemorada em
diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração,
cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para
lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a
Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das
crianças.
A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia,
no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança.
Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as
crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a
tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas
antes.
Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital
do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte,
aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino doValle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data
comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de
outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.
Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.
Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.
Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.
Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.
Por
Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil
Escola
Ser criança é ser feliz!
É falar o que pensa
Sem pensar no que diz.
É assim de nascença,
Sendo eterno aprendiz!
É ser simples e bondoso,
É ter o dom de amar
E sempre ser carinhoso,
É gostar de brincar
E brincar bem gostoso!
É ser bem inteligente
Aprendendo tudo que vê.
E não sendo experiente
Tudo que ele quer
É ser criança eternamente!
É não ter ódio no coração,
E para o mal dizer não,
É querer tudo e enfim
É viver com paixão!
É ter fé e esperança,
É ser grande sendo pequeno,
É ter a fala mansa
No mundo de ser criança.
Valdemi
Cavalcante Teixeira Uibaí, BA
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