03/11/2015

Desafio do Conhecimento 2015

por Letícia M. Ostrowski
2ª Série 2 - Participante do QG Osvaldo Cruz


       Anualmente, a revista ITS, em parceria com suas afiliadas, promove o Desafio do Conhecimento, a maior gincana online de Santa Catarina. Neste ano, nossa escola participou, realizando tarefas diárias entre 14 e 28 de outubro, onde o tema era inovação social (termo que se refere à novas estratégias, conceitos e organizações que atendem necessidades sociais de todos os tipos que desenvolvem e fortalecem a sociedade civil).



         Foram 14 dias muito produtivos, onde eu, por exemplo, aprendi muito. Na minha opinião, a tarefa mais divertida foi a da criação da música, onde devíamos usar instrumentos feitos de materiais recicláveis e citar o nome de uma empresa da região. A música composta pelo professor de artes, Fabiano, está na cabeça de todos nós até agora, e além disso, o arranjo musical ficou ótimo.



       Destaque também para a tarefa bônus: criação de um aplicativo. Projetamos o Winclusão (win [ganhar, em inglês] + inclusão). A ferramenta proporcionaria jogos para deficientes visuais, tradução de libras e até seria capaz de informar locais públicos adaptados para receber diferentes tipos de necessitados.

     Nessas duas semanas, além da troca de experiências com os demais alunos e professores, conhecendo um pouco mais sobre a inovação social, olhei mais para o mundo à minha volta e tirei valores importantes sobre trabalho em equipe, afinal, é como disse Otto Cembranelli: "com dedicação, motivação, visão, talento diálogo e trabalho em equipe, podemos transformar o trabalho, a empresa, a comunidade, e contribuirmos para uma sociedade mais justa".

        Aproveitando o texto, agradeço a todos os envolvidos da gincana, valeu tudo à pena, sem contar que o frio na barriga esperando a contagem dos pontos, é inigualável! Agradecimentos especiais para o Professor Rafael Vicente e a Assessora Dalila Pacher, que dispuseram seu tempo para colocarem-se à frente da equipe, e também a todos os Alunos do QG Osvaldo Cruz, afinal, fomos além de ser apenas um grupo e nos tornamos uma equipe, correndo atrás do título a cada segundo e dando o melhor de si para que a cada tarefa pudéssemos superar nossos limites.

        Bem, parece que no ano que vem nos encontramos de novo por lá, agora é só esperar sair o resultado e cruzar os dedos. Que vença o melhor!