14/11/2017

Aula prática de Química


     
         Os estudantes da 1ª série do período vespertino realizaram durante a aula de Química um estudo relacionando a teoria com a prática do tema Funções Inorgânicas (ácidos e bases). Este estudo teve como objetivo investigar quais substâncias de nosso cotidiano são ditas substâncias ácidas e/ou básicas. Para tanto, utilizou-se indicadores como a fenolftaleína, o alaranjado de metila e o medidor de pH, de uso laboratorial e, como indicador natural, o extrato do repolho roxo.
          Os estudantes analisaram o pH do leite, detergente, sabão em pó, água sanitária e até mesma da água de consumo diário. Após o experimento, analisou-se os resultados obtidos com as devidas conclusões.
Soluções ácidas e básicas estão presentes no cotidiano de todos nós. Como exemplo, temos as frutas, o vinagre, o detergente, o suco gástrico e outras.
 O pH (potencial Hidrogeniônico) é a concentração de íons H+ em uma determinada solução. Esse índice pode variar de 0 a 14, onde as soluções ácidas tem pH próximo de 0 e as soluções básicas pH próximo de 14. Já as soluções neutras tem pH 7.
Os indicadores ácido-base são substâncias químicas que, quando adicionados a uma solução, indica se ela é ácida ou básica de acordo com seu pH, alterando de cor.
 Segundo Peruzzi e Fofonka (2011), a aula prática constitui um importante recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da área das Ciências da Natureza. Através da experimentação, alia teoria à prática e possibilita o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade e o interesse do aluno. Transforma o estudante em sujeito da aprendizagem, possibilitando que o mesmo desenvolva habilidades e competências específicas.


😉 Curiosidade: A fenolftaleína é muito usada para realizar um teste de identificação de sangue, comumente conhecido como teste de Kastle-Meyer. Neste teste, uma amostra seca é coletada com um swab ou pedaço de papel filtro. Primeiro são pingadas algumas gotas de álcool e, então, umas gotas de fenolftaleína com algumas gotas de peróxido de hidrogênio são pingadas sobre a amostra. Se a amostra se tornar rosa, então, é um teste positivo. Este teste não é destrutivo para a amostra, ou seja, ela pode ser mantida e usada em posteriores testes no laboratório. Este teste tem a mesma reação com sangue de qualquer animal, consequentemente, é requerido identificar se que sua origem seja humana.

Fonte: https://quimicanocotidiano7.wordpress.com/2008/10/20/indicador-acido-base/




















Nenhum comentário:

Postar um comentário